Pesquisa do SoU_Ciência mostra aumento de interesse em ciência no Brasil

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Acaba de ser publicado um artigo na SciELO com resultados de pesquisas sobre percepção pública de ciência durante a pandemia no Brasil. O estudo realizado no Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), contou com a participação da membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Débora Foguel.

Foram realizados estudos quantitativos e qualitativos entre agosto de 2021 e julho de 2022, cujos resultados foram comparados com dados de série histórica de levantamentos nacionais sobre o tema no Brasil. A pesquisa também se aprofundou sobre a percepção de grupos focalizados por gênero, raça, religião e renda.

Em meio ao crescimento do negacionismo científico, desmonte de políticas públicas, especificamente científicas e tecnológicas, os resultados, contrariando a tendência obscurantista, mostram uma expressiva ampliação do interesse público pela ciência na pandemia no país. Os pesquisadores avaliam o surgimento de uma “onda pró-ciência” na opinião pública no Brasil.

Leia o artigo na íntegra em acesso aberto.

Confira algum dos resultados (gráficos retirados do artigo):

Confiança nos cientistas cresceu quando comparado a em outros profissionais

Dados mostram que a defesa do investimento em ciência é maior em populações de menor renda e minorias sociais

TV aberta segue liderando na capacidade de influenciar a opinião pública