O Papel das Ciências Básicas

  • As ciências básicas exploram e avançam as fronteiras do conhecimento científico. Em virtude da sua função inerente, as ciências básicas buscam trazer novos conhecimentos sobre os fenômenos naturais, a matemática e as humanidades, aprofundando sua compreensão. Elas também dão origem a descobertas que oferecem novas oportunidades e métodos para o estudo da natureza e da sociedade, bem como propiciam o uso prático de descobertas científicas. Tudo isso, por sua vez leva ao enriquecimento educacional, cultural e intelectual da humanidade, e fornece a base científica para a atividade humana.
  • O avanço nas ciências básicas subjaz avanços tecnológicos e oferece oportunidades únicas para satisfazer as necessidades humanas essenciais, produzem benefícios econômicos, e promovem o desenvolvimento sustentável de base científica.
  • A base científica tem sido sempre um pilar da competitividade nacional e uma fonte essencial de conhecimentos para lidar com grandes desafios.
  • Hoje em dia, as ciências básicas estão na raiz dos progressos realizados na medicina, tecnologias de informação e comunicação, tecnologias espaciais, bio- e nanotecnologias, lasers e ciências dos materiais, bem como na indústria e na agricultura ambientalmente corretas, para citar apenas algumas das muitas áreas em que os frutos da ciência são apropriados pela sociedade.
  • As ciências básicas também formam a pedra angular da educação que fornece o conhecimento científico e tecnológico e as competências necessárias a todos os cidadãos, a fim de participar de forma significativa na sociedade do conhecimento emergente.

A Sinalização das Fronteiras do Conhecimento

  • Que Ciência Básica queremos e precisamos para o Brasil, hoje e no futuro? Quais são nossas prioridades?
    • Nas áreas básicas da Física, Matemática, Química, Ciências da Vida e da Saúde, Engenharias, Ciências da Terra, Astronomia, Humanidades?
    • Como tratar os grandes desafios interdisciplinares, como água, energia, cidades, sustentabilidade, mudanças climáticas, saúde, envelhecimento, educação, informação e comunicação, entre outras?
  • Ciência Básica e Inovação são incongruentes?
  • É possível fazer Ciência Básica de qualidade trabalhando em temas de relevância aplicada tanto econômica quanto social?
  • Como promover o avanço das Ciências Básicas no Brasil, explorando as fronteiras das ciências naturais e da alta tecnologia, para o benefício do Brasil e do mundo?

O Caminho para que o Brasil Assuma Maior Protagonismo Internacional na Ciência

  • Embora a capacidade nacional adequada nas ciências básicas constitua um pré-requisito importante para o aproveitamento da ciência no serviço à sociedade, há uma falta de apoio para as ciências básicas em muitos países, inclusive nos desenvolvidos. No entanto, uma estratégia de investimento exclusivamente em favor da investigação aplicada, que busca retornos imediatos a curto prazo, tem um efeito adverso a longo prazo sobre ciência e desenvolvimento nacional, e exige medidas corretivas imediatas.
  • Como os sistemas de avaliação da ciência brasileira e seus critérios afetam a qualidade e o foco da Ciência Básica no Brasil?
  • Como avançar na interdisciplinaridade no contexto nacional de Universidades departamentalizadas e com o conhecimento compartimentalizado em forma disciplinar, inclusive nas agencias de fomento?
  • Como tratar a diversidade regional do Brasil no planejamento, promoção e avaliação da Ciência Básica?
  • Como alcançar a compreensão e o apoio da sociedade brasileira sobre a importância da ciência básica como fundamental para sustentar uma pesquisa aplicada inovadora, voltada para a solução dos problemas e dos desafios da sociedade em curto prazo. ?
  • Como sustentar, como política de Estado, o notável avanço da ciência brasileira, sobretudo a ciência básica, acelerando vigorosamente, em qualidade e quantidade, a produção científica e a formação de pesquisadores, estabelecendo prioridade para as áreas mais estratégicas e/ou carentes no País?
  • Que investimentos devem ser feitos na promoção da Ciência Básica no Brasil?
  • Que consequências se esperam destes investimentos a médio e longo prazos?
  • Como melhorar a articulação e fluxo mútuo de informação envolvendo de um lado o conhecimento acumulado em ciência básica e, de outro, as demandas por aplicações e inovação nas áreas tecnológicas, sociais e de políticas públicas?