A educação tem por propósito maior a preparação dos indivíduos para a vida, capacitando-os para a realização pessoal e instrumentalizando-os para uma existência dignificante. De sua parte, o ensino da ciência – compreendendo os preceitos da ciência, matemática e tecnologia – deve ajudar os alunos a desenvolverem os conhecimentos e hábitos da mente imprescindíveis para a formação de cidadãos capazes de pensar criticamente e enfrentar os desafios da vida. Deve também prover aos mesmos as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania, visando a construção e defesa de uma sociedade justa e democrática.
O futuro do Brasil – sua habilidade de promover o desenvolvimento social e econômico e de criar uma sociedade justa – depende, em grande parte, da capacidade de se garantir uma educação de qualidade para o conjunto das crianças em idade escolar.
Tendo por base esta visão, a ABC estabeleceu um Grupo de Trabalho sobre Educação Científica – Mão na Massa, a partir de um convênio de colaboração firmado com a Academia de Ciências da França, em 2001, através do qual buscava estimular uma série de atividades de educação em ciências no Brasil, voltadas para professores do ensino básico.
Coordenação
Fernando Galembeck
Ernst Hamburger
Participantes
Alaor Silvério Chaves
Aloísio Pessoa de Araújo
Alvaro Prata
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho
Débora Foguel
Diogenes de Almeida Campos
Edson Amaro
Erasmo Barbante Casella
Erney Plessmann Camargo
Ernst Wolfgang Hamburger
Fernando Galembeck
Flávio Cunha
Francisco César de Sá Barreto
Gilberto Cardoso Alves Velho
Helena B. Nader
Jaderson Costa da Costa
João Alziro Herz da Jornada
João Batista Araujo e Oliveira
Joao Lucas Marques Barbosa
Keti Tenenblat
Luiz Bevilacqua
Luiz Carlos Faria da Silva
Luiz Roberto Curi
Marcos Cortesão Barnsley Scheuenstuhl
Moysés Nussenzveig
Naomar de Almeida Filho
Paulo Sergio Lacerda Beirão
Ricardo Gattass
Ruben George Oliven
Sandoval Carneiro Junior
Sergio Machado Rezende
Simon Schwartzman
Assessoria
Marcos Cortesão (mcbs@abc.org.br)
Entre 2008 e 2015, o GT organizou diversos encontros. Confira abaixo.
2015 | 30/11 a 1/12 | Rio de Janeiro, RJ
Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio
2014 | 9 a 11/10 | Ilhéus, BA
X Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
2014 | 23 a 24/1 | São Paulo, SP
Simpósio Excellence in Higher Education
2013 | 19/11 | Rio de Janeiro, RJ
Simpósio Educação Científica: Um Desafio para a Sociedade
2013 | 18 e 19/11 | Rio de Janeiro, RJ
IX Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
2012 | 30/11 e 1/12 | São Carlos, SP
VIII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
2011 | 2 e 3/12 | Niterói, RJ
VII Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
2010 | 26 e 27/11 | Juazeiro, BA
VI Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
2010 | 26 e 27/11 | Juazeiro, BA
VII Reunião do Programa de Educação Científica da Rede Ianas e Encontro com Professores de Ciência
2009 | 30 e 31/10 | Rio de Janeiro, RJ
V Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
2009 | 23 a 28/3 | Rio de Janeiro, RJ
Curso de Formação de Formadores
2008 |28 a 30/11 | São Paulo, SP
IV Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica
(English) A partir de um convênio de colaboração firmado com a Academia de Ciências da França em 2001, a ABC instituiu o Programa ABC na Educação Científica, através do qual busca estimular uma série de atividades de educação em ciências no Brasil. As atividades deste programa – coordenadas no passado pelos acadêmicos Fernando Galembeck e Ernst Hamburger, e no presente pelo acadêmico Diogenes de Almeida Campos – fazem parte de um esforço mais amplo, por parte da Academia, de estimular a educação em ciências no Brasil em todos os seus aspectos, dentro de sua missão geral de promover a qualidade científica e o avanço da ciência brasileira.
A partir de um convênio firmado em 2008 entre a ABC e a Petrobras, através de seu Programa Desenvolvimento & Cidadania, a Academia realizou ao longo de 2009 uma profunda análise diagnóstica da experiência do Programa ABC na Educação Científica, programa implementado em diversas cidades brasileiras em escala piloto. À luz da literatura internacional especializada, o estudo, que foi coordenado pelo acadêmico Simon Schwartzman , apresentou um balanço sumário dos resultados deste programa, vis-à-vis outros projetos de educação científica desenvolvidos no país. O resultado final deste esforço foi a publicação A Educação em Ciências no Brasil (2009).
Afora os esforços desenvolvidos através do Programa ABC na Educação Científica, a Academia tem se debruçado sobre aspectos diversos da problemática educacional brasileira, tendo já produzido estudos importantes tais como os documentos Subsídios para a Reforma da Educação Superior (2004), coordenado pelo acadêmico Luiz Davidovich ; O Ensino de Ciências e a Educação Básica: Propostas para Superar a Crise (2008), coordenado pela acadêmica Keti Tenenblat ; e Aprendizagem Infantil: uma Abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva (2010), coordenado pelo acadêmico Aloísio Pessoa de Araújo , que se encontra em etapa final de edição.
Visando melhor articular as ações desenvolvidas na área de educação e coordenar a implementação das recomendações do diagnóstico apresentado em A Educação em Ciências no Brasil, a ABC instituiu um Grupo de Estudos sobre Educação Científica, que será coordenado pelo acadêmico Luiz Davidovich. A ação deste grupo buscará fortalecer o papel estratégico que a ABC pode desempenhar nesta área, dada a sua capacidade de favorecer e estimular o contato dos cientistas com os educadores, procurando envolver os cientistas na educação em todos os níveis, assim contribuindo para melhorar a formação e a atuação dos educadores na educação em ciências.
Por meio de um convênio firmado em 2008 entre a ABC e a Petrobras, através de seu Programa Desenvolvimento & Cidadania, a Academia realizou, ao longo de 2009, uma profunda análise diagnóstica da experiência do Programa ABC na Educação Científica, implementado em diversas cidades brasileiras em escala piloto.
À luz da literatura internacional especializada, o estudo, que foi coordenado pelo Acadêmico Simon Schwartzman e contou com a colaboração de Micheline Christophe, do Instituto do Estudo do Trabalho e Sociedade (IETS), apresentou um balanço sumário dos resultados deste programa a publicação A Educação em Ciências no Brasil (2009).