O 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC, que foi realizado de 24 a 26 em junho de 2019, em Fortaleza, teve como temas ALTERNATIVAS AO FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA CIÊNCIA (24/6) e COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A SOCIEDADE (25 e 26/6). A proposta envolveu:
Comitê Organizador:
Apoio técnico ABC:
Instagram: http://bit.ly/4ENMAInstagram
OS MEMBROS AFILIADOS DA ABC
Em 2007, a Academia Brasileira de Ciências criou uma nova categoria de membros, voltada para a inclusão de jovens cientistas nas atividades e no dia a dia da ABC. Desde então, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem membros afiliados por um período não renovável cinco anos.
Brilhantes cientistas de todas as regiões do país, todos atuam em áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico. Atualmente a ABC conta com 140 Membros Afiliados, distribuídos nas seguintes regiões: Norte, Nordeste, Sul, Minas e Centro Oeste, Rio de Janeiro e São Paulo.
OS ENCONTROS NACIONAIS DE MEMBROS AFILIADOS DA ABC
Confira a galeria de fotos
Palestrantes abordaram possíveis alternativas ao financiamento público para pesquisa, mas destacaram que nada substitui a obrigação do Estado em financiar o desenvolvimento de CT&I no país.
Veja nas nossas redes sociais tudo sobre o 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC, em Fortaleza.
A presidente do IDOR, o presidente do Instituto Serrapilheira, o presidente da Embrapii e o coordenador do NPDM da UFC conversaram com os afiliados da ABC sobre alternativas ao financiamento público para pesquisa no país.
Na terceira atividade do #4ENMA, os membros afiliados da ABC aprenderam a usar as artes cênicas e o design em prol da divulgação de suas pesquisas.
Na quarta atividade do #4ENMA, os membros afiliados da ABC foram orientados por dois vencedores do prêmio de comunicação científica Euraxess Science Slam Brasil.
A última atividade do #4ENMA instigou os cientistas a reconhecerem e trabalharem as desigualdades sociais no campo da divulgação científica.
De todos os pontos do país, das mais diversas áreas, os jovens cientistas da ABC mostraram-se dispostos a modificar estratégias de atuação, unidos pela causa da ciência.
E leia a repercussão em outras mídias:
Fortaleza sedia 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC (4º ENMA)
4º ENMA discute investimentos públicos na Ciência