Reunião Magna da ABC: confira as Sessões Especiais!

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Com o tema “Amazônia Já: Sem Tempo a Perder”, a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC) está chegando: será nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O coordenador-geral do evento, Adalberto Val, que é vice-presidente da ABC para a região Norte, destaca que “um aspecto fundamental dessa reunião é o reconhecimento da necessidade de integração entre a ciência experimental e os conhecimentos tradicionais de indígenas, quilombolas e outras comunidades locais. Este diálogo intercultural amplia o entendimento científico, ressaltando que as diferentes abordagens são complementares para enfrentar os desafios da Amazônia.”

Serão cinco Conferências Magnas, cinco Sessões Plenárias e duas Sessões Especiais, com especialistas de excelência em temas relacionados à Amazônia das mais diversas perspectivas.

INSCREVA-SE AQUI.

O evento é gratuito, com tradução simultânea e envio de certificados de participação.

Saiba mais sobre as Sessões Especiais:

6 DE MAIO, 17H00 | SESSÃO ESPECIAL 1

Coordenadores:

Fernando Val é fisioterapeuta com PhD em doenças tropicais e infecciosas. É professor de diversos programas de pós-graduação em universidades de Manaus, atua na UTI da Unidade Hospitalar da FMT-HVD com pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas. Foi membro afiliado da ABC de 2019 a 2023.

Giovana Bataglion é professora adjunta de química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordena projetos de pesquisa relacionados com a caracterização da matéria orgânica dissolvida e sedimentar de igarapés e rios da Amazônia. É membra afiliada da ABC, eleita para o período de 2022 a 2026.

Palestrantes:

Wuelton Marcelo Monteiro vai falar sobre Saúde Única. Ele é pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Também atua em programas de pós-graduação na UFAM, UEA/FMT-HVD e Universidade do Estado de São Paulo (Unesp-Araraquara). Coordena projetos de pesquisa financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates, National Institutes of Health (NIH, EUA), Universidade de Oxford, Instituto Butantan, Fapeam e CNPq. Foi membro afiliado da ABC de 2017 a 2021.

Michel de Melo Lima tratará da Amazônia Urbana. Ele é geógrafo, professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integra os grupos de estudos e pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia (Geourbam) e o de Geografia do Pará Urbano (GeoPUrb). Suas pesquisas em geografia humana envolvem desenvolvimento socioambiental, produção do espaço urbano, planejamento urbano e regional, cidades pequenas e médias, cidades ribeirinhas amazônicas, orlas fluviais, empreendimentos hidrelétricos conflitos sociais e territórios de uso comum.

 

7 DE MAIO, 17H00 | SESSÃO ESPECIAL 2

Coordenadores:

Aurora Yanai é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós-doutoranda no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Suas pesquisas abrangem modelagem espacial de mudança de uso e cobertura da terra para a elaboração de cenários futuros, com foco em avaliar como projetos de infraestrutura podem contribuir para acelerar o desmatamento e o avanço de ocupações ilegais, principalmente, em terras públicas não destinadas e áreas protegidas na Amazônia. É membra afiliada da ABC, eleita para o período 2024-2028.

Pedro Tupã Pandava Aum é engenheiro, professor do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de programas de pós-graduação. Suas pesquisas envolvem o estudo do escoamento em meios porosos, incluindo imageamento por microtomografia computadorizada de raios X, e escoamento reativo e não reativo, com abordagem experimental e simulação numérica. Trabalhou por mais de nove anos na indústria do petróleo. É membro afiliado da ABC, eleito para o período de 2024 a 2028.

Palestrantes:

Sonaira da Silva vai abordar a Amazônia no Futuro. Ela é professora titular da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua na pós-graduação e coordena o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA). Desenvolve pesquisas sobre relações e interrelações entre uso da terra, desmatamento, invasão de florestas por bambu, queimadas, incêndios florestais e qualidade do ar na Amazônia Sul Ocidental. É membra afiliada da ABC, eleita para o período de 2024 a 2028.

João Paulo Barreto vai falar sobre Diversidade Cultural. Ele é professor visitante da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atua como pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Também é pesquisador colaborador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes) da Fiocruz (RJ). Indígena do povo Yepamahsã (Tukano), nascido no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), é doutor em antropologia social pela UFAM. Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi e da Casa de Comida Indígena Biatuwi. É membro do Painel Científico para a Amazônia (SPA), do Comitê Científico SoU_Ciência e da Organización del Tratado de Cooperación Amazônica (OTCA).

Claudia Auler é engenheira de alimentos e vai tratar da questão de Infraestrutura. Ela é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde coordena o Laboratório de Microbiologia de Alimentos (LMA). É diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFT, a Inovato. Desenvolve pesquisas com ênfase na detecção e quantificação de patógenos e deteriorantes em alimentos e água, bioprospecção de microrganismos autóctones, proteção de propriedade intelectual e gestão da inovação.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GERAL E INSCREVA-SE!

Saiba quem são todos os palestrantes do evento!

(GCOM ABC))