A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, concedeu entrevista para a Revista Rio a respeito de um posicionamento conjunto da ABC com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As entidades condenaram as recentes declarações do governador do Rio de Janeiro sobre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Durante um evento, o governador afirmou que a agência “Tem pesquisa disso e pesquisa daquilo, mas nunca vimos esses projetos darem resultado”. Em nota, ABC e SBPC chamaram de “graves, injustas e desrespeitosas” as falas do mandatário e destacaram algumas das contribuições concretas da Faperj para a sociedade fluminense e brasileira nas mais diversas áreas da ciência.
Na entrevista, Nader reforçou o conteúdo da nota, lembrando que inovações concretas, como o domínio da exploração de petróleo em águas profundas e a descoberta dos caminhos patológicos da Zika, só foram possíveis graças à ciência financiada pela Faperj. Ela lembrou também que o estado tem atraído empresas para seus pólos de inovação justamente por conta do trabalho da agência.
“O retorno não é imediato porque a ciência leva tempo, mas é ela que torna o Rio de Janeiro a potência tecnológica que é.(…) Nós vivemos hoje na sociedade do conhecimento, essa é a moeda de troca, nós não podemos continuar dependendo de importar tecnologia”, defendeu Nader.