ABC e SBPC encaminham carta a Lula contra possíveis cortes no FNDCT
ABC lança novo documento sobre modernização do sistema de ensino superior nacional
Comunidade científica rejeita partidarização da Faperj
Presidente da ABC abre a reunião anual da Academia Europeia de Ciências
ABC e Academia Chinesa de Ciências celebram os 50 anos de relações Brasil-China
Lançamento do novo livro da ABC sobre pesquisa e políticas públicas em educação
Helena Nader ministra aula inaugural na Universidade de Harvard
Lançamento de livro sobre Evolução reuniu cientistas e estudantes no RJ
Comunicado Oficial do S20: Ciência para a Transformação Mundial
Está em curso projeto para criar o acervo digital da Academia Brasileira de Ciências
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no país. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país. Contribui para a promoção da ciência através do reconhecimento do mérito cientifico, a publicação do periódico Anais da ABC e o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Clique aqui para saber mais.
Programa Aristides Pacheco Leão publica lista dos 110 estudantes de graduação de todo o país selecionados para estagiar em laboratórios de Acadêmicos entre janeiro e julho de 2025.
Última edição do Fórum de 2024 recebeu os professores de Física Ives Solano Araújo e Ronaldo Mota, que compartilharam reflexões sobre novas dinâmicas didáticas que colocam o aluno no centro.
Saiba mais sobre as pesquisadoras brasileiras que ganharam o prêmio L’Oréal-Unesco-ABC.
Ato foi convocado pela SBPC e reuniu representantes de instituições científicas e parlamentares para alertar que a situação orçamentária da ciência e educação brasileira não suporta mais cortes de verbas.
Leia matéria com a presidente da ABC, traduzida do site do WSF 2024, onde ela aborda outros temas como a vulnerabilidade do financiamento à pesquisa e o declínio na atratividade das carreiras científicas
Iniciativa pioneira de levantamento científico do bioma lançou dois novos relatórios e reuniu cientistas com representantes da iniciativa privada e do terceiro setor para discutir boas práticas de restauração florestal.
Helena Nader esteve em Budapeste para o encontro anual organizado pela Academia Húngara e discutiu o papel das Academias de Ciências no apoio ao processo de formulação de políticas públicas.
Publicação da ABC sobre Evolução foi lançada na sede da Fapesp em São Paulo e contou com palestras de autores. Livro já havia sido lançado em setembro, no Rio de Janeiro.
Helena Nader integrou painel no 16th High Level Workshop on the European Research Area, que agrega as lideranças dos conselhos nacionais de pesquisa da Europa. O encontro foi realizado no dia 20 de novembro. Saiba mais!
A astrofísica brasileira fará a palestra “Luas geladas e criovulcanismo: Descobertas da missão Cassini” na sede da Academia, no dia 27 de novembro às 16h. Inscreva-se!
Workshop celebra o legado da célebre Acadêmica na data em que completaria 100 anos, 28/11. Importantes nomes das ciências agrárias brasileiras, que tiveram a oportunidade de trabalhar junto à Johanna, estarão reunidos e compartilharão um pouco de sua experiência.
Em parceria com instituições científicas da Alemanha, a ABC está organizando, em São Paulo (28/11) e no Rio de Janeiro (29/11), um encontro entre cientistas brasileiros e alemães, com a participação da vencedora do Prêmio Leibniz 2022, Stefanie Dehnen.
Convocado pelo movimento “Direitos Já”, ato é convocado após revelações da PF sobre o planejamento de um golpe de Estado e assassinato de autoridades da República após as eleições de 2022.
Leia artigo do Acadêmico Isaac Roitman, publicado no Correio Braziliense em 27/11, no qual discute a ideia de que o exercício da política não deve ser uma carreira, tema que tem sido debatida em várias democracias. Confira!
Vários países têm produzido diretrizes e princípios em busca de uma posição difícil: proteção do interesse público versus sinalização de suporte a um ambiente de inovação e crescimento.
A Acadêmica Mercedes Bustamante e o professor da USP Ronaldo Francini apontam, em artigo na piaui, que esses recifes estarão em risco se a Petrobras abrir novos poços de petróleo na região.
Com o tema “Amazônia Já! Sem tempo a perder”, evento anual mais importante da Academia Brasileira de Ciências, vai ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Acompanhe as atualizações!
Conheça as iniciativas da ABC em reunir cientistas de excelência para elaborar recomendações para políticas públicas que beneficiem a população
Veja as organizações e iniciativas internacionais que contam com a participação da ABC!
As publicações apresentam as ações da ABC ao longo de cada ano
Conheça a história da ABC: sua criação, fundadores, o desenvolvimento de suas principais atividades até hoje.
Voltar ao topo