Presidente da ABC é entrevistada por podcast da Fundação VinFuture, do Vietnã
Resultado da eleição de novos membros da ABC em 2024
Presidente da ABC participa do Fórum Mundial de Ciências
ABC e SBPC encaminham carta a Lula contra possíveis cortes no FNDCT
Presidente da ABC abre a reunião anual da Academia Europeia de Ciências
ABC e Academia Chinesa de Ciências celebram os 50 anos de relações Brasil-China
Reunião Magna da ABC 2025: SALVE A DATA!
Helena Nader ministra aula inaugural na Universidade de Harvard
Lançamento de livro sobre Evolução reuniu cientistas e estudantes no RJ
Comunicado Oficial do S20: Ciência para a Transformação Mundial
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no país. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país. Contribui para a promoção da ciência através do reconhecimento do mérito cientifico, a publicação do periódico Anais da ABC e o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Clique aqui para saber mais.
Leia atentamente o edital e entenda bem as etapas! Candidaturas até 24 de janeiro!
Nas palavras de Helena Nader, presidente da ABC, “ele era um cientista brilhante, com muitas colaborações com o Brasil. Grande perda para a ciência mundial.”
Artigo do Acadêmico Isaac Roitman no Monitor Mercantil destaca importância da premiação de Fernanda Torres para o país.
Documento traz o histórico da geração elétrica e um alerta ao governo sob os riscos da falta de investimento no setor.
“The Future of Amazonian Aquatic Biota” faz análise aprofundada dos desafios enfrentados pelos referidos ecossistemas e propõe estratégias para conservação e manejo sustentável.
ABC esteve representada por três de seus membros titulares, que defenderam o trabalho dos antropólogos no assessoramento do judiciário sobre questões indígenas.
Apesar da recomposição dos recursos destinados à ciência e da ligeira recuperação da formação no país, cenário desafia retenção. Reportagem do Valor Econômico ouviu a presidente da ABC.
Etapa latino-americana do “Global Clinical Research Pathways” juntou pesquisadores internacionais na Academia Nacional de Medicina para discutir o cenário regional na área.
Considerado o pai do programa nuclear brasileiro, Almirante recebeu a mais alta homenagem da Academia por suas contribuições para a soberania nacional na área.
Superinteressante publica matéria sobre palestra de Rosaly Lopes, astrofísica brasileira que trabalha na Nasa, em palestra promovida pela Academia Brasileira de Ciências.
Reportagem da Gaúcha Zero Hora abordou as mudanças anunciadas pela Capes e entrevistou a presidente da ABC, Helena Nader.
Ameaçada pelo ajuste fiscal, garantia de recursos está nas mãos do Congresso e não pode vir apenas após pressão da comunidade científica. Leia artigo de Helena Nader e Renato Janine para a Folha.
Stefanie Dehnen foi premiada com a maior honraria da ciência alemã em 2022 por sua pesquisa inovadora em química de materiais luminosos. “Pesquisas motivadas pela curiosidade sempre podem gerar aplicações futuras”, refletiu a pesquisadora.
Ato foi convocado pela SBPC e reuniu representantes de instituições científicas e parlamentares para alertar que a situação orçamentária da ciência e educação brasileira não suporta mais cortes de verbas.
Conheça as iniciativas da ABC em reunir cientistas de excelência para elaborar recomendações para políticas públicas que beneficiem a população
Veja as organizações e iniciativas internacionais que contam com a participação da ABC!
As publicações apresentam as ações da ABC ao longo de cada ano
Conheça a história da ABC: sua criação, fundadores, o desenvolvimento de suas principais atividades até hoje.
Voltar ao topo