Educação Científica

Introdução

A educação tem por propósito maior a preparação dos indivíduos para a vida, capacitando-os para a realização pessoal e instrumentalizando-os para uma existência dignificante. De sua parte, o ensino da Ciência - compreendendo os preceitos da Ciência, Matemática e Tecnologia - deve ajudar os alunos a desenvolverem os conhecimentos e hábitos da mente imprescindíveis para a formação de cidadãos capazes de pensar criticamente e enfrentar os desafios da vida. Deve também prover aos mesmos das condições necessárias para o pleno exercício da cidadania, visando a construção e defesa de uma sociedade justa e democrática. O futuro do Brasil - sua habilidade de promover o desenvolvimento social e econômico e de criar uma sociedade justa - depende, em grande parte, da capacidade de se garantir uma educação de qualidade para o conjunto das crianças em idade escolar.

Tendo por base esta visão, a ABC tem desenvolvido ao longo de sua história distintas iniciativas visando contribuir para a melhoria do ensino de ciências no país. O Grupo de Estudos sobre Educação Científica, coordenado pelo Acadêmico Luiz Davidovich, surge então como um esforço para melhor coordenar as diferentes ações da Academia nesta área, a partir da mobilização de Acadêmicos que se preocupam com o tema e têm investido parte de seu tempo neste enorme desafio nacional.


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