Estudos Estratégicos

2016

Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios

Este trabalho da ABC, produzido com apoio da Vale, espera contribuir com reflexões estratégicas que ajudem a orientar governo, empresas e formuladores de políticas públicas, e a sociedade como um todo, no importante desafio de se pensar, planejar e fortalecer o setor mineral de nosso país.




2014

Recursos Hídricos no Brasil

Visando contribuir com o debate de políticas públicas no Brasil, o presente documento é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores oriundos de todas as regiões do país, coordenado pelo Acadêmico José Galizia Tundisi, que consolidaram, no contexto de uma perspectiva multidisciplinar, uma visão estratégica para a otimização dos recursos hídricos no país. 




2014

Medicina Translacional

Resultante de um simpósio organizado pela ABC e a Academia Nacional de Medicina (ANM), o livro destaca essa área que visa reduzir a lacuna entre o conhecimento gerado pela pesquisa fundamental e a tradução deste conhecimento em ações que beneficiem o paciente.




2011

Aprendizagem Infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva

Obra multidisciplinar coordenada pelo Acadêmico Aloísio Pessoa de Araújo defende que alunos que tiveram mais estímulos cognitivos até os quatro anos de idade chegam à escola em melhores condições e que, portanto, os investimentos em educação durante os primeiros anos de vida da criança geram maiores benefícios.




2011

O Código Florestal e a Ciência: contribuições para o diálogo

A ABC e a SBPC compuseram um grupo de trabalho visando oferecer a visão da Ciência sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro. Baixe o livreto na íntegra. 




2010

Doenças Negligenciadas

Este documento apresenta propostas para concretizar a participação da Ciência brasileira no estudo das doenças negligenciadas, visando o desenvolvimento da área no país.




2010

Águas do Brasil: Análises Estratégicas

Com este documento, publicado em 2010, o Grupo de Estudos busca aprofundar o conhecimento científico sobre o funcionamento e gestão dos sistemas hídricos no país, oferecendo um conjunto de informações que podem contribuir na formulação de políticas públicas para o setor.




2008

O Ensino de Ciências e a Educação Básica: Propostas para Superar a Crise

O documento publicado em 2008 apresenta uma proposta detalhada de ações visando a correção do quadro atual da educação básica, dado o seu caráter altamente prioritário e a necessidade de que as mudanças resultem de uma política de Estado.




2008

Amazônia: Desafio Brasileiro do Séc. XXI

Este documento lança as bases para um novo paradigma de desenvolvimento para a Amazônia. A partir de investimentos em CTI, é proposta a implantação de um modelo de desenvolvimento que ao mesmo tempo em que gera empregos, renda e inclusão social seja também sustentável do ponto de vista ambiental.




2004

Subsídios para a Reforma do Ensino Superior

Documento gerado por um grupo de trabalho da ABC em 2004, coordenado pelo Prof. Luiz Davidovich, foi uma contribuição ao debate sobre o tema desenvolvido por solicitação do Ministério da Educação (MEC).





webTexto é um sistema online da Calepino