Reunião Magna 2016: Paving a Better Future

Data: 4, 5 e 6 de maio de 2016
Coordenadores: Débora Foguel e Carlos Aragão

A Reunião Magna 2016 da Academia Brasileira de Ciências, fundada em 3 de maio de 1916, tem como tema 100 Anos de Ciência: Construindo um Futuro Melhor. 

As sessões abordarão estudos sobre zika vírus, saúde global, segurança alimentar sustentável, energia, novas tecnologias e educação, entre outros temas de grande interesse da sociedade. Serão conduzidas por cientistas brasileiros de destaque e convidados estrangeiros de excelência, inclusive o ganhador do Prêmio Nobel de Física 2015, Takaaki Kajita.

Nesse ano especial, a Reunião Magna será realizada em parceria com o Museu do Amanhã e ocorrerá em suas instalações. Este é um museu recém-inaugurado no Rio de Janeiro, totalmente dedicado à ciência e ao conhecimento. Uma combinação perfeita, já que a ABC também está propondo, durante a Reunião Magna, pensar em um amanhã melhor para nosso planeta.

Também teremos no local uma exposição histórica, contando um pouco da história da ABC e apresentando alguns dos pesquisadores brasileiros que construíram a ciência em nosso país, de 3 a 15 de maio.

Outra novidade é que o público vai poder visitar, pela primeira vez no Rio de Janeiro e por ocasião do centenário da ABC, o navio de pesquisa oceânica Vital de Oliveira, operado pela Marinha e adquirido em 2015 pela Petrobras, Vale e os Ministérios da Defesa (MD) e Ciência e Tecnologia (MCTI). O navio ficará atracado no lado esquerdo do Museu do Amanhã, de 3 a 6 de maio, das 10h às 18h. Além do navio, também será exposta parte do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Convidamos todos a estarem conosco nessa ocasião. Veja a programação para escolher os dias e turnos de seu interesse e confira os perfis dos palestrantes

#ABCiencias100

................................................................................................................................................................

As inscrições são feitas pelo formulário https://museudoamanha.typeform.com/to/fcO1Nr.

É importante frisar que só será possível a entrada na Reunião Magna com inscrição prévia, conforme procedimento do Museu do Amanhã. 

Para credenciamento de imprensa, mande um e-mail para ascom@abc.org.br informando o veículo, nome e CPF dos jornalistas que estarão presentes e contato.

.................................................................................................................................................................


Sobre o Museu do Amanhã:
O Museu do Amanhã é um museu de ciências dedicado a explorar possibilidades de construção do futuro, a partir das diretrizes de sustentabilidade e convivência. Seu percurso narrativo é norteado por cinco perguntas - "De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?" - e se desdobra em experiências imersivas, ambientes audiovisuais e instalações interativas. O público é convidado a se engajar em uma reflexão sobre a era do Antropoceno, quando o homem se tornou uma força planetária capaz de alterar o clima, degradar biomas e interferir em ecossistemas. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela gestão do museu.



SERVIÇO

Evento: Reunião Magna da ABC
Data: 4, 5 e 6 de maio de 2016
Local: Museu do Amanhã, RJ 

A entrada será gratuita, mas só será permitida mediante inscrição prévia.




Patrocinadores do Centenário da ABC


Apoio Institucional






webTexto é um sistema online da Calepino