Participação em Organizações

Encontros Preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Em função da realização do Fórum Mundial de Ciência 2013 no Rio de Janeiro, pela primeira vez fora da Hungria, sua terra natal, a ABC, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mais dez entidades da área de CT&I estabeleceram parceria para promover sete Encontros Preparatórios em diversas capitais do país. 

Fórum Mundial de Ciências (World Science Forum - WSF)

É um fórum global de diálogo sobre a Ciência, seu papel e suas responsabilidades no Século 21, realizado na Hungria a cada dois anos. Pela primeira vez fora de seu país, ocorrerá no Rio de Janeiro em 2013.

Rede Global de Academias de Ciências (IAP)

Denominado anteriormente Painel InterAcademias (IAP, na sigla em inglês, mantida após a mudança de nome), é uma rede  de 104 academias científicas destinada a apoiar a participação de seus membros em importantes foros internacionais de CT&I.

Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS)

Fundada sob o espírito do IAP em 2004, é uma rede regional de academias de ciências criada para apoiar a cooperação nas Américas, visando o fortalecimento da ciência e da tecnologia para o avanço da pesquisa, prosperidade e igualdade na região.

Painel Médico InterAcademias (IAMP)

Esta é uma uma associação voluntária criada em 2000 formada pelas divisões médicas das Academias de Ciências e por Academias de Medicina, empenhadas em melhorar a saúde ao redor do mundo.

G-Sciences

Em 2012 foi oficialmente criado o G-Sciences, originado no grupo G8+5, que reúne os líderes dos oito países mais poderosos do mundo (G8) e de cinco países emergentes de grande projeção no cenário internacional, visando debater grandes decisões no campo da política internacional. 

Fórum de Ciência, Tecnologia e Sociedade (STS Forum)

O STS Forum reúne anualmente, no Japão, políticos, empresários, cientistas e a mídia de todo o mundo com fins de discutir os progressos da ciência e da tecnologia para o futuro da humanidade.

Conselho Internacional para a Ciência (ICSU)

Fundado em 1931 para promover a atividade científica internacional em benefício da humanidade, é uma das mais antigas organizações não-governamentais em todo o mundo. 

Conselho InterAcademias (IAC)

Entidade criada para prover aconselhamento para organizações internacionais, multinacionais e governos nacionais sobre questões de importância regional e global, promove estudos e edita publicações.

Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS)

Criada em 1983, com o nome de Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) e sediada em Trieste, na Itália, tem como missão promover a CT&I nos países em desenvolvimento, reunido em seus quadros os melhores cientistas dessas nações.


webTexto é um sistema online da Calepino