Instados pelo Ministério de Minas e Energia, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) resolveram organizar um seminário para debater aspectos científicos e tecnológicos relacionados à Segurança de Barragens de Rejeitos. Tal iniciativa teve por motivação o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, menos de três anos após desastre semelhante ocorrido em Mariana.
Esse seminário foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada na sede da ABC, no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 2019, focou em aspectos relacionados a engenharia, segurança, legislação e fiscalização.
A segunda parte, realizada no auditório da Escola de Engenharia da UFMG, em Belo Horizonte (MG), em 2 de abril último, discutiu os impactos da socioeconômicos e ambientais nas comunidades que vivem no entorno destas barragens.
O Seminário tem o apoio da SBPC, COPPE/UFRJ, UFMG e CAPES/MEC.
Comitê Científico: Edson Watanabe, Flavio Miguez de Mello, Francis Bogossian, Francisco Antonio Rodrigues Barbosa, Luiz Davidovich, Mauro Martins Teixeira, Virginia Ciminelli, Willy Lacerda.
Os slides estão disponíveis na aba PARTICIPANTES. O vídeo gravado do primeiro dia está disponível no Facebook da ABC, e o do segundo dia no canal da UFMG no Youtube. Assista a entrevista com o Presidente da ABC no site da UFMG.
CC Foto: Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
Slides disponíveis
Palestrantes sem link não autorizaram divulgação dos slides ou não apresentaram slides. Os links são para os slides cuja disponibilização foi autorizada.
Dia 1 de abril (Rio de Janeiro)
Dia 2 de abril (Belo Horizonte)
Vídeos