Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

O que a ciência nos diz sobre Educação STEM?

Em mesa-redonda na ABC com pesquisadores dos Estados Unidos e Uruguai e representante do MEC, foram apresentados estudos sobre a influência dos estereótipos sociais no aprendizado infantil, o uso de tablets nas escolas, o raciocínio espacial e as polêmicas em torno da construção da base nacional curricular. 

Leia no site da ABC

Sono, nutrição e exercícios: essenciais para o aprendizado

Segundo o neurocientista do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, as escolas devem respeitar as necessidades das crianças, entre elas dormir, comer e brincar, o que otimiza o processo de aprendizado em cerca de 10%; palestra aconteceu no Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação. 

Leia no site da ABC

O cérebro e a educação

Estudos de neurocientistas e psicólogos de todo o mundo, apresentados no Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação, mostraram a influência de fatores biológicos e sociais no processo de aprendizado, indo desde a maneira de bebês aprenderem uma nova língua até o armazenamento da memória no cérebro. 

Leia no site da ABC

Videogames de ação para alavancar o aprendizado

Em palestra no congresso do IBRO, a pesquisadora da Universidade Rockester (EUA) Daphne Bavelier falou sobre as formas de aumentar a plasticidade do cérebro por meio de videogames como ferramentas de aprendizagem.

Leia no site da ABC

Tecnologia para aprender

O uso de dispositivos tecnológicos, entre eles laptops e tablets, como ferramentas para o aprendizado foi o tema da terceira sessão do Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação, evento que teve o Acadêmico Roberto Lent como um dos organizadores.

Leia no site da ABC

Protagonismo mineiro na educação

Leia o artigo do Acadêmico Isaac Roitman, publicado no Jornal da Ciência, que fala sobre as iniciativas na área de educação em Minas Gerais, um estado com vocação para proporcionar um ensino básico de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.

Leia no site da ABC

Vanderlei Bagnato defende interdisciplinaridade das áreas científicas

'O que importa é o problema ser resolvido', disse o professor, envolvido com projetos como relógio atômico, bisturi ultrassônico e terapia anticâncer. Ele respondeu a internautas pelo Twitter do MCTI.

Leia no site da ABC

Parlamentar quer instituir Biênio da Matemática em 2017-2018

A importância da disciplina para o desenvolvimento do país foi ressaltada por matemáticos ouvidos na Câmara, entre eles, o presidente da ABC, Jacob Palis, e os Acadêmicos Artur Ávila e Marcelo Viana.

Leia no site da ABC

Acadêmico tem artigo premiado entre os melhores de 2014 na área de computação

O professor Nelson Maculan, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, é um dos autores do artigo Euclidean distance geometry and applications, premiado pela Association for Computing Machinery (ACM).

Leia no site da ABC

Euraxess Science Slam Brazil 2015 abre inscrições

A terceira edição do concurso em comunicação científica, que visa a premiar pesquisadores que mostrem o seu trabalho de uma forma criativa, recebe candidaturas até 15 de setembro.
 

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

AGOSTO

Simpósio e diplomação de novos membros afiliados da ABC - Regional São Paulo
Data: 6 | Local: Instituto de Física da USP, São Paulo, SP

SETEMBRO

Seminário Internacional sobre Políticas de Educação Superior nos Países em Desenvolvimento
Data: 21 e 22 | Local: ABC, Rio de Janeiro, RJ

Agenda ABC 2015

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |