Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL: ABC NA SBPC 2014


Abertura da 66ª Reunião Anual da SBPC no Acre

A cerimônia foi marcada pelo sentimento de orgulho do Estado, que recebe o evento pela primeira vez e enfrentou dificuldades por conta da enchente que o isolou do resto do país, há quatro meses.

Leia no site da ABC

Marina Silva defende diálogo eficaz entre governo e comunidade científica e recebe documento da ABC

A candidata à vice-presidência pelo PSB participou da 66ª Reunião Anual da SBPC, que acontece em Rio Branco, no Acre, sua cidade natal.

Leia no site da ABC

Além dos limites da Terra

As atividades humanas estão chegando ao ponto de não-retorno, quando o planeta não consegue mais se recuperar, e as mudanças climáticas são uma mostra disso. A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, apresentada durante a 66ª Reunião Anual da SBPC, pode ter um papel-chave nessa crise.

Leia no site da ABC

'A Amazônia não é uma coisa só'

Sessão da 66ª Reunião Anual da SBPC mostrou que as disparidades da região demandam políticas publicas específicas para os problemas locais, e não ações repetidas.

Leia no site da ABC

Produtos naturais: potencial subaproveitado

Em sessão da 66ª Reunião Anual da SBPC que atraiu muitos jovens, a Acadêmica Vanderlan Bolzani ressaltou que é preciso agregar mais valor aos nossos produtos derivados da floresta, entre eles o açaí. 

Leia no site da ABC

Região amazônica é uma mina de ouro biológico para estudar impactos climáticos na biodiversidade

O Acadêmico e ex-presidente do INPA Adalberto Luis Val falou na 66ª Reunião Anual da SBPC sobre o estudo do impacto das mudanças climáticas em peixes da Amazônia.

Leia no site da ABC

Pressões territoriais forçam índios isolados a estabelecer contato

Pesquisadores participantes de  mesa-redonda sobre índios isolados no Acre, realizada durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mostram vídeo de integrantes de grupo indígena em primeiro contato com funcionários da Funai e índios Ashaninka na Aldeia Simpatia.

Leia no site da ABC

'Estamos pagando um preço alto por não apostar em educação'

Em palestra na 66ª Reunião Anual da SBPC, o ministro da Educação, José Henrique Paim, falou sobre os principais desafios para o país se recuperar do atraso na área, como a formação de professores, a escola em tempo integral e a internacionalização.

Leia no site da ABC

Internacionalização, uma iniciativa latente

Tornar as instituições de ensino superior brasileiras de classe mundial tornou-se uma prioridade da Capes, conforme informou seu presidente, Jorge Guimarães, durante a 66ª reunião Anual da SBPC. Por isso, uma proposta já foi apresentada à Andifes.

Leia no site da ABC

Urgência de mudança na educação superior

Sessão da 66ª Reunião Anual da SBPC mostrou as defasagens dos cursos de graduação e pós-graduação brasileiros, que carecem de mudanças grandes - dos métodos de ensino ao acesso amplo da população. 

Leia no site da ABC

Publicações ou patentes: um falso dilema

Em palestra na 66ª Reunião Anual da SBPC, o diretor de Cooperação Institucional do CNPq e Acadêmico, Paulo Beirão, defendeu que os pesquisadores brasileiros podem conciliar a pesquisa científica com a produção de patentes, gerando um amplo debate. 

Leia no site da ABC

Nanotecnologia e suas aplicações

O Acadêmico Fernando Galembeck explicou durante a Reunião Anual da SBPC que esse ramo da ciência vem revelando utilidades diversificadas e está presente em situações mais banais do que imaginamos. 

Leia no site da ABC

Setor de petróleo e gás terá novas regras para investimentos em P&D

Atendendo ao chamado do superintendente de pesquisa da ANP, a presidente da SBPC, Helena Nader, e o presidente da ABC, Jacob Palis, se comprometeram a elaborar um documento com sugestões para a consulta pública, tema de debate na 66ª Reunião Anual da SBPC.

Leia no site da ABC

Exploração de xisto esquenta debate na 66ª Reunião Anual

Em mesa-redonda da qual participou o Acadêmico Jailson Bittencourt de Andrade, cientistas deixaram claro que esperam recursos do governo para colocar em ação rede de pesquisa para avaliar impactos da exploração de xisto no país.

Leia no site da ABC

66ª Reunião Anual da SBPC promove sessão simbólica para Darcy Fontoura

O falecido Acadêmico foi homenageado por amigos, também Acadêmicos, como Alberto Passos Guimarães e Otávio Velho, que se reuniram para discorrer sobre a trajetória do amante da ciência.

Leia no site da ABC

Reunião da SBPC no Acre foi um marco histórico

Tanto para a SBPC quanto para a Universidade Federal do Acre: evento teve 50% a mais de público do que o previsto, atraindo estudantes e famílias de todos os municípios do estado, além de membros de tribos de vários países próximos.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

AGOSTO

• Eduardo Campos apresenta proposta de governo em CT&I na ABC
Data: 5 de agosto, 3ª feira, às 17h  |  Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências -RJ

• Simpósio, Diplomação e 2o Encontro Regional dos Membros Afiliados - Região São Paulo
Data: 18-19 | Local: Universidade Mackenzie - SP

• Simpósio, Diplomação e 2o Encontro Regional dos Membros Afiliados - Região Norte
Data: 27 | Local: Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável - Belém - PA

Agenda ABC 2014

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |