Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC/Regional Sul

Organizada pelos afiliados Patricia Schuck e Guilherme Baldo, a reunião foi realizada no dia 29 de abril, na UFRGS, e tratou de excelência científica, ética na ciência, fomento regional e educação científica.

Leia no site da ABC

Desafios e progressos das publicações científicas no Brasil

Palestrante convidado em evento de membros afiliados da ABC, o editor dos AABC Alexander Kellner abordou temas delicados relativos à integridade científica, mostrando como os limites entre o 'certo' e o 'errado' são muitas vezes tênues e difusos.

Leia no site da ABC

A realidade dos fomentos à pesquisa no Rio Grande do Sul

Convidada como palestrante do 2º Encontro Regional de Membros Afiliados da ABC/Sul, a diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira, falou sobre os avanços obtidos à frente da Fundação e os desafios que ainda se apresentam.

Leia no site da ABC

As ansiedades de um professor na sala de aula

Estudar neurociência, estar aberto a mudanças, interagir verdadeiramente com o aluno e saber o seu lugar no processo de ensino e aprendizagem são recomendações "ansiolíticas" feitas pelo Acadêmico Diogo Souza, em evento da ABC na UFRGS. 

Leia no site da ABC

Centenário de Aristides Azevedo Pacheco Leão

A data será comemorada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, localizado no bloco G do Centro de Ciências da Saúde daUFRJ, com o "Simpósio Neurobiologia no IBCCF: nossa história e novos rumos", nos dias 7 e 8 de agosto.

Leia no site da ABC

Autoridades ainda não sabem o que é Ciência

Leia artigo do Acadêmico Wanderley de Souza, professor titular da UFRJ e ex-secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, em que esclarece alguns dos atuais percalços por que passa a atividade científica no país. 

Leia no site da ABC

Acadêmico é eleito membro da Royal Society of Chemistry

O professor titular da UFBA Jailson Bittencourt de Andrade passa a ter o título de "fellow" da principal comunidade de química do mundo, localizada no Reino Unido. 

Leia no site da ABC

Acadêmico citado entre as mentes científicas mais influentes de hoje

Cinco brasileiros foram citados na lista da agência de notícias Thomson Reuters dos cientistas mais influentes do mundo, dentre os quais o membro titular da ABC Paulo Artaxo, na área de Geociências. 

Leia no site da ABC

Pesquisa de membro afiliado da ABC é publicado na Chemical Science

Trabalho desenvolvido por Benno Neto e outros pesquisadores da UnB foi o primeiro 100% brasileiro a ser aceito pela prestigiada revista, e contribui para a compreensão do mecanismo de captação celular de ácidos graxos de cadeia longa.

Leia no site da ABC

Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2014

Sete brasileiros já receberam o prêmio conferido pelo governo mexicano em edições anteriores e o prazo para a inscrição dos candidatos vai até 1º de outubro de 2014.

Leia no site da ABC

Brasil é ouro e prata na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Criado em 2011, o concurso faz parte de uma estratégia da CPLP para fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os participantes. 

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

AGOSTO

Simpósio, Diplomação e 2º Encontro Regional dos Membros Afiliados - Região São Paulo
Data: 18-19 | Local: Universidade Mackenzie - SP

Simpósio, Diplomação e 2º Encontro Regional dos Membros Afiliados - Região Norte
Data: 27 | Local: Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável - Belém - PA

Agenda ABC 2014

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |