Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui
EDIÇÃO Nº 221, 8 DE OUTUBRO • 2012
 
   

Seminário de Ciências da Amazônia e Sessão Solene

A apresentação dos trabalhos de pesquisa dos novos Membros Afiliados da ABC da Região Norte para o período de 2012 a 2016 foi realizada no auditório do INPA, no dia 6 de julho, seguida pela cerimônia de diplomação, que contou com a presença de diversas autoridades.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Em busca de estratégias de conservação
das espécies de aves amazônicas

As pesquisas de Alexandre Aleixo, zoólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém do Pará, evidenciam que, no passado, várias espécies sobreviveram a mudanças climáticas e ajudam a entender como elas poderão sobreviver no futuro.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Da micro à macro perspectiva

O Acadêmico Bruno Duarte Gomes estuda a função da retina e da área do cérebro responsáveis pelo olhar humano e defende a divulgação científica como o caminho para gerar na sociedade uma visão mais ampla da ciência.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Da curiosidade à genética

Daniele Aparecida Matoso analisa os cromossomos das células - como são, quantos são e como funcionam -, bem como procura divulgar os temas de suas pesquisas a jovens, instigando o interesse deles pelas carreiras científicas.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Reconstrução histórica da relação parasita-hospedeiro

O professor e pesquisador da UFPA Marcus Vinicius Domingues trabalha com taxonomia de organismos parasitas de peixes, procurando estabelecer a relação entre esses organismos e seus hospedeiros e, assim, contar a história que existe entre eles - que pode ser muito antiga.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

Brasiliense, mas legítimo representante da Amazônia

O médico e pesquisador Marcus Vinícius Lacerda procura entender os mecanismos que produzem a malária, além de estudar novas drogas para tornar o tratamento dessa doença mais fácil e eficaz.

Leia mais no site da ABC

 
       
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz


| cancelar assinatura |