Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL 1: REUNIÃO MAGNA ABC 2017


Posse dos novos membros da ABC é marcada por discursos em defesa da ciência brasileira

Em noite de gala na Escola Naval, Rio de Janeiro, a ABC diplomou 18 novos membros titulares e correspondentes. O encontro foi marcado por discursos fortes e críticas aos cortes orçamentários no MCTIC e nas Fap's.

Leia no site da ABC

Posse dos novos membros da ABC é destaque do Bom Dia Rio

O telejornal matinal da TV Globo, o Bom Dia Rio, cobriu a posse dos novos membros titulares e correspondentes da ABC. A cerimônia foi realizada na noite de 09 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro.  

Leia no site da ABC

As máquinas podem tomar o lugar dos humanos um dia?

Na Reunião Magna da ABC 2017, o cientista da computação e professor da Rice University, no Texas, Moshe Vardi, proferiu Conferência Magna sobre inteligência artificial e os perigos que ela pode representar para nós humanos.


Leia no site da ABC

Vacina contra a Aids já está em teste na África e nos EUA

Em conferência na Reunião Magna da ABC, em 8 de maio, o médico brasileiro líder do laboratório de Imunologia Molecular da Universidade de Rockefeller, nos EUA, Michel Nussenzweig, contou sobre os avanços no uso da neutralização e clonagem de anticorpos para a produção de vacina contra o HIV. 

Leia no site da ABC

Conferência Magna aborda desenvolvimento de cura para hepatite C

O microbiologista egípcio Raymond Schinazi apresentou o trabalho de seu grupo na Universidade Emory sobre a descoberta de medicamentos retrovirais úteis no combate ao HIV e aos vírus de hepatites B e C.

Leia no site da ABC

Esperança renovada na luta contra o câncer

Técnica que utiliza nanopartículas de ouro para destruir células cancerígenas e impedir metástase foi apresentada na Reunião Magna da ABC, em 10 de maio. Projeto é encabeçado pelo cientista egípcio, radicado nos EUA, Mostafa Amil El-Sayed. 

Leia no site da ABC

A importância do aleitamento materno na nutrição e desenvolvimento infantil

O Acadêmico e médico epidemiologista Cesar Victora falou, em sua conferência na Reunião Magna da ABC 2017, de sua pesquisa sobre aleitamento materno e nutrição, que lhe rendeu o Prêmio Gairdner neste ano.


Leia no site da ABC

Não perca na próxima edição da NABC tudo sobre a abertura e as sessões científicas da Reunião Magna da ABC 2017



Por que o Brasil tem tão poucos cientistas?

Confira o artigo escrito pelo presidente da ABC, Luiz Davidovich, para o site do Museu do Amanhã. No texto, o professor titular do Instituto de Física da UFRJ faz uma reflexão sobre o desafio de se estimular os jovens a seguir a carreira científica. 

Leia no site da ABC

Acadêmica pede "Basta" à agenda ruralista do atual governo

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, Manuela Carneiro da Cunha faz uma crítica às reformas propostas pelo presidente Michel Temer, com destaque àquelas que mandam "às favas" a Política Nacional do Meio Ambiente, a proteção de trabalhadores rurais, o Iphan, a Funai, entre outras.

Leia no site da ABC

"Ciência é vida, Ciência é pop, Ciência é tudo, mas não está na Globo"

Artigo do Acadêmico Adalberto Luis Val traz uma reflexão sobre a função social da ciência e o papel da divulgação científica. Biólogo de formação, Val é pesquisador do Inpa.

Leia no site da ABC

Encontro internacional de álgebra faz homenagem a Acadêmico Aron Simis

O matemático Aron Simis será homenageado durante a 1ª edição do Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas. O evento acontecerá na USP, em São Carlos, de 17 a 21 de julho.

Leia no site da ABC

Prêmio Mares Guia 2017: inscrições abertas até 2 de junho

A premiação contemplará "Instituição/Empresa" e "Empresa Jovem" que se destacaram na produção de estudos e pesquisas básicas. Os vencedores receberão a quantia de até R$ 30 mil. O prêmio é oferecido pela Fapemig com o apoio da Secetes-MG.

Leia no site da ABC

Morre Acadêmico Jorge Luiz Gross

Médico foi vítima de acidente de carro na tarde de segunda-feira, 15 de maio, na BR-116 em Barra do Ribeiro, Rio Grande do Sul. Gross estava acompanhado da esposa, que também faleceu.



Leia no site da ABC

Corte de verba 'expulsa' pesquisadores do país

Em matéria publicada em 9 de maio no jornal Valor Econômico, a jornalista Ligia Guimarães traça um panorama crítico de como o ajuste fiscal do Governo Federal e a crise financeira vem comprometendo os avanços da ciência brasileira.

Leia no site da ABC

 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |