Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL II: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ZIKA




Vírus zika e microcefalia: a agenda científica necessária para lidar com a nova epidemia

No Simpósio Internacional sobre Zika, o Acadêmico Mauricio Barreto relacionou o mapa mundial da zika com o da fome, da mortalidade infantil, da expectativa de vida, da incidência de tuberculose. Ou seja: há epidemia de zika principalmente onde há pobreza, e o Brasil não foge à regra.

Leia no site da ABC

Aumento da temperatura reaviva o medo de epidemia de chicungunha

O virologista Pedro Vasconcelos afirmou, no Simpósio Internacional sobre Zika, que existem condições necessárias para doença se espalhar pelo Rio e outros estados.

Leia no site da ABC

Faperj no combate à zika

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro lançou, em 2015, um edital específico para a pesquisa sobre zika, dengue e chicungunha. Hoje, seis redes estudam as arboviroses a partir de diversas frentes.

Leia no site da ABC

Zika: o que vem a seguir?

No último dia do Simpósio Internacional sobre Zika, pesquisadores discutiram quais são as perspectivas e desafios relacionados ao problema da epidemia no Brasil e citaram a Wolbachia como uma possível solução para o controle do vetor.

Leia no site da ABC

ANM entrega menção honrosa a médica que descobriu relação entre zika e microcefalia

Durante o Simpósio Internacional sobre Zika, Adriana Melo, de Campina Grande, na Paraíba, foi homenageada pelo trabalho que a levou a desvendar o problema, mesmo sendo desacreditada por dois meses.

Leia no site da ABC

Simpósio Internacional sobre Zika promove cooperação internacional

O Acadêmico Marcello Barcinski, um dos organizadores do evento, destaca que a oportunidade também foi proveitosa para a ampliação da atuação da rede IANAS na área médica. Um dos resultados foi a formulação do Programa de Vigilância Epidemiológica em Emergências em Saúde Pública nas Américas.

Leia no site da ABC

Simpósio sobre Zika reflete o preparo da ciência brasileira

Uma visão geral do evento organizado pela ABC, ANM e Fiocruz deixa clara a importância da continuidade e garantia de injeção de recursos em ciência básica, apontada por vários participantes como o motivo para a boa resposta do país ao problema.

Leia no site da ABC

Pesquisadores da UFRJ conseguem inativar vírus zika, dando mais um passo em direção à vacina

Equipe coordenada pelo Acadêmico Jerson Lima avançou na fase inicial da pesquisa em zika feita com camundongos normais e imunossuprimidos.

Leia no site da ABC

Finep libera R$ 3 milhões a universidades para pesquisas sobre zika

As instituições foram selecionadas em edital lançado em março desse ano. Os recursos foram destinados a duas instituições de São Paulo e uma de Goiás.

Leia no site da ABC


Anunciados novos membros da ABC

Conheça os novos membros titulares, correspondentes e afiliados da Academia Brasileira de Ciências, cujos nomes foram aprovados em Assembleia Geral em 5 de dezembro e serão empossados em 2017.


Leia no site da ABC

Um cientista com alma de artista

No dia em que Angelo da Cunha Pinto completaria 68 anos, a ABC organizou uma emocionante homenagem ao químico que influenciou a vida de pessoas de todas as áreas, falecido em outubro de 2015.

Leia no site da ABC

Rede Interamericana de Academias de Ciências realiza reunião para discutir segurança hídrica nas Américas

Entre palestras e planejamento de ações, os Acadêmicos José Galizia Tundisi e Virgínia Ciminelli ficaram responsáveis por coordenar a agenda de debates para os próximos anos sobre os temas Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas e Água e Mineração.

Leia no site da ABC

ABC participa do Fórum Nupem/UFRJ + 22 - Pesquisa, Ensino e Sociedade em Macaé

O evento, promovido em parceria com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé, teve a presença da vice-presidente regional da ABC, Lucia Previato, e da Acadêmica e vice-presidente da SBPC, Vanderlan Bolzani.

Leia no site da ABC

Edson Watanabe recebe título de Fellow do IEEE

O Acadêmico e diretor da Coppe/UFRJ será membro do Institute of Electrical and Electronic Engineers, sociedade internacional criada em 1884 que concede anualmente o título de Fellow a não mais que 0,1% de seus associados.

Leia no site da ABC

Futebol e política: comoção e emoção

Confira o artigo do Acadêmico Isaac Roitman, professor emérito da UnB, publicado no Blog da Política Brasileira, sobre recentes acontecimentos no Brasil que sensibilizaram a população.

Leia no site da ABC

6ª Conferência Internacional de Pesquisa sobre Plasmodium vivax

O encontro acontecerá em Manaus em junho de 2017 e reunirá pesquisadores para debates os avanços mais recentes no conhecimento sobre o parasita que é a causa mais comum da malária.

Leia no site da ABC

Laboratório da Coppe oferece treinamento para elaboração de relatórios de sustentabilidade

O Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ, dirigido pelo Acadêmico Edson Watanabe, está com inscrições abertas para o Curso GRI- G4.

Leia no site da ABC

Inscrições abertas para a II Escola de Física Experimental da UFRJ

A iniciativa tem o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa experimental em física e expandir o conhecimento dos alunos na área; o curso acontece entre 6 e 10 de março de 2017.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

DEZEMBRO

16th C-HPP Workshop
Data: 10 a 14 de dezembro | Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |