Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

ESPECIAL I: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ZIKA


O evento, organizado por uma parceria entre ABC, Academia Nacional de Medicina e Fundação Oswaldo Cruz, aconteceu entre os dias 7 e 10 de novembro e reuniu especialistas do mundo todo na área.



O que sabemos hoje sobre o zika vírus?

Um ano após decretada emergência em saúde pública nacional e internacional, o Brasil protagonizou uma resposta rápida e eficiente para enfrentar esse enorme desafio, e debateu entre os dias 7 e 10 de novembro os avanços e desafios com outros países das Américas com o mesmo problema, numa parceria entre a ABC, ANM, Fiocruz, IANAS e IAP for Health.

Leia no site da ABC

Desenvolvendo drogas que modificam doenças para enfrentar a infecção pelo zika vírus

O médico e vice-presidente regional da ABC para MG & CO, Mauro Martins Teixeira, apresentou resultados que sugerem possibilidade de sucesso em tratamentos que combinem neuroprotetores e drogas antivirais. 

 

Leia no site da ABC

Biologia estrutural e desenho de drogas contra o vírus zika

Coordenador do CIBFar/Cepid da Fapesp, o Acadêmico Glaucius Oliva apresentou os primeiros resultados de pesquisa em potenciais novos fármacos antivirais.

Leia no site da ABC

Abordagens diversas da epidemia do vírus zika

Na manhã de 9/11, na Academia Nacional de Medicina, o Simpósio sobre Zika reuniu três palestrantes com perspectivas bem diferentes a respeito do problema: Maria van Kerkhove, do Instituto Pasteur, na França; Gustavo Matta, da ENSP/Fiocruz; e Helder Nakaya, biólogo e bioinformata da USP.

Leia no site da ABC

Panorama da zika nas Américas

Representantes da Argentina, Bolívia, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Venezuela falaram sobre a situação de seus países em relação à presença e o combate ao vírus, durante o Simpósio Internacional sobre Zika, no Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

O caçador de vírus

O pesquisador da Universidade de Columbia Ian Lipkin é referência no combate a pandemias e já identificou cerca de 800 vírus em todo o mundo. Ele participou do Simpósio Internacional sobre Zika, no Rio de Janeiro.

Leia no site da ABC

Zika: perguntas sem respostas

O avanço no estudo do vírus da zika foi rápido no Brasil, mas muito ainda não se sabe sobre a doença. As pesquisadoras Adriana Melo e Leila Chimelli abordaram o assunto em um simpósio internacional.

Leia no site da ABC


Entidades pedem inclusão de R$ 1 bilhão para o orçamento do MCTIC no PLOA 2017

Em carta conjunta, ABC, SBPC e outras 17 instituições ressaltam que as atividades de CT&I devem ser incrementadas no país e, com isso, ampliar sua contribuição para a superação da atual crise econômica.

Leia no site da ABC

Jacob Palis vence o Prêmio Conrado Wessel de Ciência

O ex-presidente da ABC e professor do Impa foi escolhido pelo conjunto de sua obra ao longo dos anos, que obrigatoriamente deve ter um caráter social.

Leia no site da ABC

ABC e SBPC enviam carta ao governador do Rio Grande do Sul

No ofício, as instituições pedem a manutenção da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Leia no site da ABC

Exposição interativa conta a história de 100 anos da ABC

A mostra comemorativa ao centenário da ABC, que já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e Porto Seguro, pôde ser visitada na sede da Fapesp, em São Paulo, em novembro. A Fundação também realizou um simpósio em celebração aos 100 anos da Academia.

Leia no site da ABC

Ciência brasileira em busca da qualidade e da internacionalização

O simpósio "Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil", organizado pela Fapesp em homenagem aos 100 anos da ABC, debateu caminhos para alcançar esse objetivo.

Leia no site da ABC

Impacto, foco e governança desafiam a ciência brasileira

O Simpósio "Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil", em que a Fapesp homenageou o centenário da ABC, "celebrou a ciência", nas palavras de Luiz Davidovich; 11 cientistas apresentaram um diagnóstico do estado da arte da pesquisa em suas respectivas áreas de conhecimento.

Leia no site da ABC

ABC participa de workshop sobre segurança alimentar no México

A Academia foi representada pelo membro titular Evaldo Vilela. O encontro, promovido pelas redes IANAS e IAP e pela Academia Alemã de Ciências, reuniu coordenadores de quase todos os países das Américas e Caribe.

Leia no site da ABC

Burocracia e falta de recursos emperram produção científica, dizem especialistas

De acordo com o Acadêmico Jailson Bittencourt de Andrade, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a queda orçamentária tem sido brutal nos últimos anos.

Leia no site da ABC

Mudanças climáticas e a biodiversidade brasileira

Leia artigo do Acadêmico Carlos Nobre, climatologista e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado no site do Museu do Amanhã, sobre as ameaças ao ecossistema do país.

Leia no site da ABC

Conferência de Wanderley Guilherme dos Santos aborda o futuro da democracia

Em palestra no CEE-Fiocruz, no Rio de Janeiro, no dia 7 de dezembro, o Acadêmico falará sobre um cenário de retrocesso e perdas de direitos sociais garantidos na Constituição de 1988.

Leia no site da ABC

PALEO RJ/ES 2016

Reunião Anual do Núcleo Rio de Janeiro/Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Paleontologia, organizada por grupo de paleontólogos da Unirio, ocorrerá no dia 9/12, 6a feira, na sede da Academia Brasileira de Ciências.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

DEZEMBRO

Fórum Nupem/UFRJ + 22 - Pesquisa, Ensino e Sociedade em Macaé
1º de dezembro | Macaé, RJ

Homenagem a Angelo da Cunha Pinto
Data: 2 de dezembro | Sede da ABC, RJ

16th C-HPP Workshop
Data: 10 a 14 de dezembro | Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |