Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Eventos > Workshop: Diagnóstico e tratamento precoce de transtornos neurológicos (...)


Workshop: Diagnóstico e tratamento precoce de transtornos neurológicos infantis

Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), microcefalia, distúrbios no cérebro provocados pelo Zika vírus. Esses são alguns dos transtornos do desenvolvimento neurológico e mental que acometem recém-nascidos e crianças. Como a medicina tem tratado casos assim? O que as pesquisas em laboratório têm revelado? Quais são os novos diagnósticos e tratamentos?

Para responder a esses e outros questionamentos, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Academia de Ciências Médicas do Reino Unido, promoveu o workshop "Early Intervention and Diagnosis in Paediatric Neurodevelopment Defects". O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, na sede da ANM.

O primeiro dia (29) e a manhã do segundo dia de evento (30) foram fechados ao público, mas foi possível acompanhar as apresentações ao vivo pela internet. Na tarde de quinta-feira (30), a partir das 13h15, as atividades foram abertas a todos os interessados mediante inscrição prévia.

O evento discutiu estratégias para tratamentos precoces e propôs ações para os desafios à pesquisa em saúde pediátrica. No workshop, foram apresentadas análises de especialistas brasileiros, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Eles apontaram para lacunas nos estudos da área e prioridades que devem ser dadas por meio de pesquisas transnacionais.

Entre os nomes confirmados, estavam a professora titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Maria Elisabeth Lopes Moreira, o professor de Medicina Neonatal do King’s College London David Edwards; co-fundadora e diretora científica da Unidade de Conectividade Cerebral do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Fernanda Tovar Moll ; pesquisadora sênior do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia Iscia Lopes-Cendes; o diretor médico do Instituto Estadual do Cérebro (IEC) o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho; a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade; e a diretora do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto.

Ao final do encontro, os participantes iniciaram a elaboração de um relatório contendo recomendações sobre diagnósticos e tratamentos precoces de transtornos neurológicos que acometem crianças no Brasil. O documento será divulgado amplamente aqui e no Reino Unido.

Programação

Perfil dos Palestrantes



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino