Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Notícias > Simpósio em Minas Gerais aproxima academia e empresa


Simpósio em Minas Gerais aproxima academia e empresa

  • Compartilhe:

Publicado em 11/11/2011


O presidente da ABC, Jacob Palic, o vice-presidente da FIEMG, Romeu Scarioli, e o presidente da FAPEMIG, Mario Neto Borges, na mesa de abertura

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a Academia Brasileira de Ciência (ABC) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) promoveram, no dia 9 de novembro, o Simpósio Academia-Empresa. O evento tem o objetivo de promover a aproximação da comunidade científica com o setor empresarial, apresentando planos para o fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Realizado no auditório da FIEMG, o simpósio teve início às 9 e foi até às 17h. Durante a abertura, o presidente da FAPEMIG Mario Neto Borges chamou a atenção para a importância da interação academia-empresa para tornar a indústria mineira competitiva e sustentável. "Essa integração gera riqueza para o Estado com base em conhecimento e sustentabilidade", declarou. O presidente da ABC, Jacob Palis , destacou que essa aproximação é um desafio que é preciso vencer. "É necessário mudar o paradigma de que pesquisadores estão alienados à inovação", disse. Ele ainda afirmou que, como mineiro, tem orgulho da contribuição de Minas Gerais para o desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação no país. Para o vice-presidente da FIEMG, Romeu Scarioli, o desafio é superar a natural dificuldade e principalmente maximizar desta interação.

Após a abertura, o palestrante Sandoval Carneiro Junior , Gerente de Parcerias e Recursos do Instituto de Tecnologia da Vale apresentou um histórico de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa, destacando que, as primeiras ações tiveram início em 1965, mas só em 2009 foi criado o Comitê de Tecnologia e o Departamento de Inovação e Tecnologia Vale (DITV), que é responsável pela pesquisa nas atividades da Vale e também por buscar novas possibilidades de mercado e negócios. "A intenção é superar todos os padrões de qualidade possíveis, minimizando os impactos ambientais". Carneiro também destacou a parceria FAPEMIG-Vale , que já possui 57 projetos em andamento somando mais de R$ 43 milhões.

As palestras da tarde foram conduzidas pelo Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Evaldo Vilela , o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto e o vice-presidente da FIEMG, Romeu Scarioli.

A FAPEMIG e o setor empresarial

Em 2010, a FAPEMIG ampliou sua atuação no eixo da inovação tecnológica, Celebrando alianças importantes com o setor privado. Além do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), outras ações foram dirigidas para as empresas com sede em Minas Gerais. Algumas delas foram demandadas pelo próprio setor empresarial, diretamente à FAPEMIG ou via FIEMG, IEL ou Sebrae. As principais atividades em parceria com empresas foram realizadas com a Fiat, a Whirlpool e a Vale, com as quais a FAPEMIG já havia atuado em 2009. Novas parcerias foram celebradas com a Ericsson e a Ci&T.

Além disso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em consonância com o Programa Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e o Programa Plurianual de Ação Governamental (PPAG), induziu atividades nas empresas, com recursos da FAPEMIG, por meio de editais como o Edital 07/10, Apoio a criação e manutenção dos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs); o Edital 18/10, para apoio aos APLs de Biotecnologia e o Edital 19/10, Apoio à Incubadoras de Base Tecnológica.

A parceira da FAPEMIG com IEL/Fiemg, Sebrae e BDMG também possibilitou apoio direto às empresas mineiras através dos programas Amitec e Inventiva. Os investimentos nos editais e programas mencionados, unidos às demais ações dirigidas ao setor empresarial, superaram o montante de R$ 80 milhões em 2010. Em 2011, novos editais foram julgados e a parceria com o setor empresarial ampliou-se por meio de novos acordos de cooperação, como o que foi firmado com o Grupo Algar, em junho.


(Assessoria da Fapemig. Fotos: Rodrigo - ACS Fapemig)



webTexto é um sistema online da Calepino