Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Eventos > Simpósio Água na Mineração, Agricultura e Saúde: o que a Ciência tem a dizer a (...)


Simpósio Água na Mineração, Agricultura e Saúde: o que a Ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) realizaram, nos dias 19 e 20 de abril, um simpósio comemorativo do centenário da ABC com o tema "Água na Mineração, Agricultura e Saúde: o que a Ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais". Tal iniciativa foi realizada no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mobilizou alguns dos principais cientistas do Estado e, também, do Brasil para o debate de assuntos de fundamental importância para a economia mineira e do país. O evento também fez parte da programação comemorativa dos 90 Anos da UFMG.

No dia 19 de abril, uma breve cerimônia de abertura, que contou com a participação de Luiz Davidovich  (Presidente da ABC), Jaime Arturo Ramirez (Reitor da UFMG) e Evaldo Vilela  (Presidente da FAPEMIG), deu início às atividades. Confira o que eles disseram em entrevistas à TV UFMG. A conferência inaugural, intitulada “Água e Ciência no Brasil: Desenvolvimento ou Modernização?”, foi proferida por José Galizia Tundisi , do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). O vídeo da conferência também está disponível no canal da TV UFMG. Em seguida, especialistas das áreas de agricultura, mineração e saúde, divididos em três sessões plenárias, palestraram sobre as contribuições científicas em questões que relacionam os recursos hídricos e as temáticas focais do simpósio.

O dia 20 de abril foi fechado ao público e, na ocasião, comissão organizadora, conferencistas, moderadores e relatores se reuniram para uma mesa redonda sobre "Governança, Integração e Educação", a fim de discutir e identificar temas e ações prioritárias ao governo brasileiro. Com base nas apresentações do dia anterior, as ações foram divididas em três segmentos: Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Políticas Públicas (PP) e um terceiro que integra estas duas áreas (CT&I e PP). Esses segmentos guiarão o documento-síntese do simpósio, que estará disponível em breve.

Programa

Perfil dos Participantes



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino