Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Atuação > Internacional > Programa International Goesfera - Biosfera (IGBP - Global Changes)


Programa International Goesfera - Biosfera (IGBP - Global Changes)

O Programa Internacional da Geosfera-Biosfera (IGBP) é um programa internacional operando desde 1987 sob o Conselho Internacional para a Ciência (International Council for Science - ICSU) que estabeleceu uma rede de cientistas em todo mundo para realizar pesquisas interdisciplinares sobre as Mudanças Globais e sobre o Sistema Terrestre com o objetivo de entender e fornecer respostas sobre as alterações ambientais em curso no Planeta. E para atingir este objetivo contribuiu com o estabelecimento da "Parceria da Ciência do Sistema Terrestre" (ESSP - Earth System Science Partnership), juntamente com os outros três grandes programas de mudanças ambientais globais:

O IGBP é dirigido por um comitê científico composto por membros nomeados pelo ICSU e administrado por uma secretaria sediada na Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo. O IGBP é financiado pelas contribuições de cerca de 50 países e opera localmente através de Comitês Nacionais sobre mudanças globais ou de Escritórios Regionais.

No Brasil, o Escritório Regional do IGBP está sediado no Instituto Nacional de Ciências Espaciais (INPE), em seu Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST). Sob a coordenação científica da pesquisadora Dra Patrícia Pinho, do CCST, este atua junto à Secretaria do Programa, Estocolmo e ao Presidente do Comitê Cientifico do IGBP, Dr. Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências, em assuntos relacionados a ciências naturais e sociais das mudanças ambientais globais e sustentabilidade do sistema terrestre.

O Escritório Regional auxilia o IGBP executar o seu Plano de Ciência e Estratégias de Implementação, e principalmente com a função de aumentar a capilaridade e sinergia do IGBP e outros programas globais na América do Sul e em outros países do mundo em desenvolvimento.

Assim sendo, o Escritório Regional do IGBP, criado em 2006, tem como missão a difusão da agenda científica do IGBP em consonância ao projeto científico do Centro de Ciências do Sistema Terrestre, no INPE. Centrados na temática das mudanças ambientais globais e sustentabilidade do sistema terrestre, visa consolidar laços científicos com a comunidade associada aos estudos do sistema terrestre na América Latina através da promoção de atividades de coordenação e disseminação da referida agenda científica.

Assim, em sintonia com a sua missão, este articula uma rede de informações, em termos regionais e globais, através da participação e da organização de reuniões científicas, fóruns de discussão, oficinas de trabalho e publicação de material de divulgação científica.

A partir de 2012, o escritório regional irá desenvolver um projeto de síntese sobre "Adaptação as mudanças ambientais globais e Sustentabilidade do Sistema Terrestre: Uma estratégia de coordenação e rede voltada a um entedimento da dinâmica socio-ambiental, para atingir a Sustentabilidade na América do Latina."




webTexto é um sistema online da Calepino