Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Notícias > O curioso fruto que é fonte de sabão


CIÊNCIA BRASILEIRA

O curioso fruto que é fonte de sabão

  • Compartilhe:

Publicado em 26/10/2017

A espécie Sabão-de-Soldado de até 16 metros de altura tem como frutos pequenas bolas amareladas. Elas produzem espuma quando friccionadas em contato com a água por causa de uma substância chamada saponina, presente em cerca de 30% do fruto maduro. O procedimento, experimentado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, encantou e surpreendeu os visitantes da Trilha Científica Oswaldo Cruz realizada no campus da Fiocruz-Manguinhos, no Rio de Janeiro.

"Muito maneiro ver sair sabão ao esfregar uma fruta. Não sabia que isso era possível!", disse Maria Vitória Oliveira Bárbara, de 14 anos. Estudante do 8° ano da Escola Municipal Alcides Gásperi, ela pegou com as mãos molhadas um fruto da Sabão-de-Soldado e o friccionou para ver espuma em cada uma das palmas.

A Sabão-de-Soldado gosta de sol, tolera seca, floresce de maio a junho e dá frutos de julho a dezembro. A árvore integra a arborização urbana de vários estados brasileiros, especialmente em beira de rios por causa da fabricação manual de sabão. Atualmente, o uso da planta foi substituído por processos industriais, considerados menos trabalhosos e caros do que os praticados antes da industrialização. Quem explica é a historiadora mediadora da trilha da Fiocruz Suzi Aguiar. Segundo ela, a planta possui propriedades medicinais, geralmente, usadas contra úlceras de pele, feridas e inflamações.

"Achei muito interessante, porque vocês apresentaram plantas que eu não conhecia como a do sabão e, ao mesmo tempo, plantas que eu já conhecia, mas falaram propriedades delas que desconhecia. Em cinco minutos aprendi bastante", relatou Vanessa Freitas, analista de comunicação da Editora Fiocruz. Já o matemático Gabriel Castor revelou que ficou interessado em adicionar ao seu jardim, além das mangas e acerolas, a árvore do sabão. "Gostei bastante", disse Gabriel.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a Trilha Científica Oswaldo Cruz, do Museu da Vida foi realizada às terças, quartas e quintas, das 9h às 16h30. O passeio foi gratuito e aberto ao público. A Fiocruz-Manguinhos fica na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro. Mais informações em http://www.museudavida.fiocruz.br/.


(Ascom ABC, com informações de Brena Pires, do Programa de Pós-graduação em Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)



webTexto é um sistema online da Calepino