Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Notícias > Museu de Astronomia celebra 33 anos


DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Museu de Astronomia celebra 33 anos

  • Compartilhe:

Publicado em 6/03/2018

Uma história de conquistas e de muita perseverança na produção, divulgação e educação científica. É desta forma que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) comemorou seu 33° ano de existência, sempre mantendo como missão, ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico. Por isso, na quinta-feira, 8 de março, o Mast preparou uma programação especial para celebrar essa data com o público.

Os visitantes puderam conhecer as maravilhas do céu no Planetário Inflável Digital, com projeções simulando o movimento aparente dos planetas. Também tiveram uma ótima oportunidade para participar do Programa de Observação do Sol, conhecendo e desvendando o astro rei de forma segura, por meio de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Houve oficinas de astronomia e visitação guiada às exposições, biblioteca e aos laboratórios.

Aproveitando que nesta data também se comemora o Dia Internacional da Mulher, a oficina de Contação de História trouxe o livro Coisa de Menina, da escritora Pri Ferrari, com a apresentação das ilustrações que abordam a igualdade de gênero sob diversas atividades que foram e podem ser escolhas para o futuro de qualquer garota. Também foi exibido o filme Estrelas além do Tempo, que narra a história de três mulheres negras que venceram preconceitos através da coragem, genialidade e matemática, na época da corrida espacial em meio às disputas ideológicas e científicas, no período da Guerra Fria. Após a exibição do filme, aconteceu um bate-papo sobre a presença das pesquisadoras do Mast, Moema Vergara e Marta de Almeida.

E quem olha para o céu em busca de respostas para as questões sobre o que existe além da imensidão do cosmos, pôde esclarecer as dúvidas na oficina De frente com o cientista. Os visitantes que se questionam sobre a origem do Universo, e se existe vida fora da Terra, puderam ampliar seus conhecimentos com a ajuda de um profissional.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ:
9h30 e 11h

Planetário Digital Inflável (Vagas Esgotadas!)
Imagens do céu noturno são projetadas em uma cúpula inflável, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar o céu sempre limpo, faça chuva ou faça Sol no céu, de verdade.
Local: Sala de Atividades
10h

Coral MAST/ON

Sob a regência do Maestro Márcio Carvalho desde sua criação, o Coral ON-MAST conta com repertório diversificado e eclético, incluindo músicas de estilos e origens variados, e em diferentes idiomas.
Local: Hall da Biblioteca
Observação do Sol.
Os visitantes poderão observar o Sol, de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos.
Local: Campus MAST

De frente com o Cientista
Participação do astrônomo Eduardo Manfardini e matemático Marcelo Amaral Na atividade, o público poderá tirar todas as dúvidas sobre astronomia.
Local: Cúpula 21
Visita guiada à Reserva Técnica Aberta
Os visitantes vão poder conhecer o projeto de reserva técnica aberta do MAST e alguns aspectos da arquitetura do prédio da administração do Observatório Nacional e do campus, atual Museu de Astronomia.
Local: Prédio Sede

Equipamentos de Energia Solar e Eólica
Apresentação ao público de aparato interativo sobre energia. Será utilizado um "desconfiômetro" de óculos para observação. Traga seu óculos de sol para saber se ele realmente está protegendo seus olhos!
Local: Campus MAST
10h às 12h

Visita ao Fotoheliógrafo
Do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Fotoheliógrafo foi muito utilizado nos estudos de observação do Sol por astrônomos do Observatório no século XX. Adaptado para receber anteparos atrás da ocular, o instrumento permite a visualização da estrela por meio de projeção.
Local: Campus MAST
10h30

Visita guiada à Biblioteca Henrique Morize 
Os visitantes vão poder conhecer o acervo bibliográfico e multimídia, os produtos e os serviços oferecidos e também será apresentada a pesquisa desenvolvida pelo setor. Público 30 pessoas.
Local: Biblioteca
11h

Visita guiada ao Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (LAPEL)
Os visitantes vão poder conhecer as instalações, as diversas atividades, pesquisas e serviços prestados. Público: 20 pessoas.
Local: Prédio Anexo
Visita guiada ao Arquivo de História das Ciências
Visitantes vão poder conhecer os bastidores do Arquivo de História das Ciências. Público: 20 pessoas.
Local: Prédio Anexo

TARDE:

Observação do Sol
Local: Campus MAST
14h às 16h

Visita ao Fotoheliógrafo
Do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Fotoheliógrafo foi muito utilizado nos estudos de observação do Sol por astrônomos do Observatório no século XX. Adaptado para receber anteparos atrás da ocular, o instrumento permite a visualização da estrela por meio de projeção.
Local: Campus MAST
14h e 15h

Planetário Digital Inflável
Local: Sala de Atividades
13h às 15h

Oficina de Preservação
Conversa sobre valor, problemas de conservação, uso e guarda adequados de documentos pessoais. Público: 30 pessoas.
Local: Biblioteca - Sala 2
14h

Visita guiada à Reserva Técnica Aberta
Local: Prédio Sede
Exibição do Filme “Estrelas além do Tempo”
Local: Auditório do Prédio Anexo
14h às 15h30

XIII Semana de Integração do PPG-PMUS/UNIRIO-MAST
Aula Inaugural do PPG-PMUS. Apresentação do prêmio ANCIB 2017 de melhor dissertação de mestrado em Ciência da Informação e Museologia do Brasil.
Local: Auditório do Prédio Anexo
15h

Contação de História Infantil
Coisa de Menina, da autora Pri Ferrari.
Local: Biblioteca Henrique Morize
15h30 às 17h

Aula Inaugural do PPG-PMUS
“Tópicos de Curadoria em Museus de Artes Visuais” Curador-Chefe o Museu de Arte Moderna – MAM-RJ
Local: Auditório do Prédio Anexo
Equipamentos de Energia Solar e Eólica
Local: Campus MAST


(Ascom ABC, com informações do Mast)



webTexto é um sistema online da Calepino