Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Atuação > Internacional > Fórum Mundial de Ciências (World Science Forum - WSF)


Fórum Mundial de Ciências (World Science Forum - WSF)

Após a realização do Fórum Mundial de Ciências em Budapeste, em 1999, a Academia de Ciências Húngara, junto com a Unesco, o ICSU e o governo húngaro decidiu organizar, a cada dois anos, uma edição do evento.

O objetivo é promover um fórum global de diálogo sobre a Ciência, seu papel e suas responsabilidades no Século 21. Os temas proritários são a necessidade de aconselhamento científico na elaboração de projetos econômicos e políticas públicas, assim como a importância da divulgação e popularização da Ciência e de seus valores básicos para a sociedade como um todo.

Em 2009, foi acolhida por parte do presidente da Academia de Ciências Húngara a proposta brasileira de que o Fórum passasse a ser realizado alternadamente entre a Hungria e outros países. O Brasil se ofereceu para receber, então, a primeira edição do evento fora da Hungria, a ser realizada no ano de 2013.

O tema da edição de 2009, que celebrou o décimo aniversário da Conferência Mundial de Ciências, foi Conhecimento e Futuro. As edições são realizadas sempre por volta do dia 10 de novembro, data escolhida pela UNESCO, em 2001, como o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento.

A ABC participou ainda do Comitê Executivo do Fórum e teve uma ativa participação no encontro de 2011, cujo tema foi a Mudança do Panorama da Ciência.

Em 2011, foi instituída a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, que será no Rio de Janeiro. Esta Comissão ficou responsável pela coordenação institucional, aspectos logísticos e programação temática do evento, incluindo a definição e planejamento de atividades complementares ou paralelas ao evento principal, a serem realizadas em 2012 e 2013. Foram planejados, então, sete Encontros Preparatórios em diferentes capitais do Brasil.

Integram a Comissão representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/Brasil).

Saiba mais sobre os sete Encontros Preparatórios para o Fórum Mundial de Ciências, realizados em 2012 e 2013.




webTexto é um sistema online da Calepino