Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Atuação > Internacional > Encontros Preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013


Encontros Preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Em função da realização do Fórum Mundial de Ciência 2013 no Rio de Janeiro, pela primeira vez fora da Hungria, sua terra natal, a ABC e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estabeleceram parceria com mais dez entidades da área de CT&I para promover sete Encontros Preparatórios em diversas capitais do país. As organizações parceiras são a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Brasil).

1º Encontro Preparatório

O evento foi realizado em São Paulo, na sede da Fapesp, com apresentações dos Acadêmicos Celso Lafer , presidente da Fapesp; Carlos Henrique de Brito Cruz , diretor científico da Fapesp; Luiz Davidovich , diretor da ABC; Helena Nader , presidente da SBPC, entre outros. Dentre os temas abordados, foi ressaltada a necessidade de uma ciência original, relevante e competitiva, que incorpore os benefícios do diálogo entre universidades e pesquisa industrial.

Matérias relacionadas
Fórum Mundial de Ciência no Brasil deve estimular novo modelo de desenvolvimento nacional
Várias facetas da ciência são discutidas em evento na Fapesp
A lógica da pesquisa na universidade
Novos rumos para a Física
Um novo contrato entre a ciência e a sociedade

2º Encontro Preparatório

A reunião teve como sede a UFMG, em Belo Horizonte, com organização conjunta da universidade com a Fapemig, a ABC e a SBPC. Estiveram presentes os membros da ABC Elibio Rech , professor da UnB, que falou sobre biotecnologia e engenharia genética aplicada à produção de alimentos, destacando o Brasil como um importante produtor de alimentos; José Galizia Tundisi , presidente do Instituto Nacional de Ecologia, o qual destacou o impacto do crescimento populacional nos recursos hídricos; e José Oswaldo de Siqueira  - que lembrou que, embora seja referência em algumas áreas, o Brasil possui grandes lacunas e desafios a vencer, como a tropicalização do trigo, a revitalização do cacau, aquicultura e pesca.

Matérias relacionadas
Fórum Mundial de Ciência tem segundo encontro preparatório
Encontro discutiu desafios e perspectivas da gestão de recursos hídricos nas cidades
Pesquisadoras da UFMG discutem principais desafios das cidades sustentáveis
CT&I para o agronegócio nos trópicos
Especialistas defendem medidas para combater doenças negligenciadas
Museus e centros de ciência: espaços alternativos para difusão e acesso ao conhecimento
Relação entre Ética e Ciência é discutida no último dia do 2º Encontro Preparatório

3º Encontro Preparatório

Sua sede foi o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. Tratando de questões tais como a educação para o desenvolvimento social, econômico e cultural da Região Amazônica, a reunião aconteceu no mês de novembro. Um dos pontos abordados pelos palestrantes foi a necessidade entender essa região para financiá-la de maneira diferenciada, fugindo de certas tendências mundiais que não atendem a seus anseios. A cientista social Ana Carla Bruno, Membro Afiliado da ABC, apontou que há muita discussão sobre a diversidade da flora e fauna, mas que se pensa pouco na diversidade cultural. O vice-presidente da Regional Norte da ABC, Roberto Dall’Agnol , por sua vez, falou sobre a ciência para o uso de recursos naturais tropicais.

Matérias relacionadas
Inovação na Amazônia depende da fixação de doutores, mestres e especialistas
Recursos naturais e seu uso sustentável beneficiando as populações são debatidos no Fórum em Manaus
Fórum em Manaus destaca singularidades e potencialidades para o desenvolvimento científico amazônico

4º Encontro Preparatório

Em dezembro, a cidade de Salvador recebeu o encontro coordenado pelo Acadêmico Jailson Bittencourt. Estiveram presentes na abertura Dora Leal, reitora da UFBA; Roberto Santos, presidente da Academia de Ciências da Bahia; e Roberto Paulo Lopes, presidente da Fapesb. Alguns membros da ABC realizaram palestras, dentre eles Esper Abrão Cavalheiro , que falou sobre a profícua associação entre nanotecnologia, informática, biotecnologia e neurociência, conhecida como convergência tecnológica; Maurício Lima Barreto , que tratou de saúde, energia e sustentabilidade; Manoel Barral Netto , do CNPq, que tratou da questão da produção e cooperação científica do Brasil na área de petróleo e gás; Luiz Drude de Lacerda , que participou de mesa redonda sobre os desafios da bioenergia; e Carlos Alberto Dias, que tratou dos desafios da educação e formação de pessoal para o setor de energia.

Matérias relacionadas

4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013
Convergência tecnológica: entre o bem e o mal
Saúde, energia e sustentabilidade
Encontro de cientistas discute desafios do setor de petróleo e gás
Desafios da bioenergia são discutidos no 4º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013
Encontro discute fontes alternativas de energia
4º Encontro Preparatório mostra Desafios e perspectivas em Energia e Sustentabilidade




webTexto é um sistema online da Calepino