Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Atuação > Internacional > Encontro Lindau com Prêmios Nobel


Encontro Lindau com Prêmios Nobel

Realizado anualmente no Lago Constanza, na Alemanha, o Lindau Nobel Laureate Meetings é reconhecido em nível mundial como uma excelente oportunidade para a transferência de conhecimento entre distintas gerações de cientistas. A escolha dos participantes brasileiros é feita desde 2008 pela ABC, por solicitação do Conselho nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), agência do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

2012

Para a 62ª Reunião de Lindau a ABC indicou os físicos Fábio Pereira Santos (UFMG), José Hugo Elsas (UFRJ), Letícia Domingues Palhares (UFRJ) e Marco Tulio Quintino (UFMG). O encontro dos 25 laureados reuniu alguns dos maiores ícones da área de física e astrofísica mundiais, que estabeleceram grande interação com os 592 jovens cientistas presentes, oriundos de 69 países. Durante o encontro, coincidentemente, foi anunciada a descoberta do bóson de Higgs, o que provocou a organização de uma sessão paralela, onde foram amplamente discutidas as repercussões desta descoberta.

2011

A 61ª Reunião de Lindau contou com a participação de 23 Prêmios Nobel nas áreas de fisiologia, medicina e química e 566 jovens pesquisadores de grande talento de 78 países, tornando-se o encontro mais internacional realizado pela Fundação Lindau. Foram indicados dois Membros Afiliados da ABC: os médicos Jorge Neval Moll Neto, doutorado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo National Institute of Health (NIH/EUA); e Martín Pablo Cammarota, doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Buenos Aires, Argentina e pós-doutorado em Neurociências pela Universidade de Newcastle, na Austrália.

2010

O 60th Lindau Nobel Laureate Meetings foi dedicado a conferências interdisciplinares, nas quais se buscou refletir os temas científicos atuais e apresentar os campos de investigação relevantes para o futuro. Foram indicados pela ABC quatro jovens cientistas de talento em suas respectivas áreas: Cristiana Santos de Macedo (UFRJ) na área de Biologia Humana; Nelson Jurandi Rosa (UFRGS), na área de Genética e Biologia Molecular; Adriana Fontes (UFPE), na área de Física (Biofotônica) e Annelise Casellato (UFRJ), da área de Química.

2009

A edição de número 59 do Lindau Nobel Laureate Meetings foi dedicada à Química. A ABC indicou cinco jovens pesquisadores de destaque: Adriano Andricopulo (USP), Cecilia Nunez (INPA), Crestina Consorti (UFRGS), Luciana Gonzaga de Oliveira (Unicamp), Pierre Esteves (UFRJ) e Sandra Zanotto (UEA). Aspectos fundamentais e do estado da arte de várias áreas estratégicas das Ciências Químicas, incorporando os desafios atuais e futuros, foram apresentados e discutidos durante o evento.




webTexto é um sistema online da Calepino