Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Atuação > Internacional > Conselho Internacional para a Ciência (ICSU)


Conselho Internacional para a Ciência (ICSU)

Fundado em 1931 para promover a atividade científica internacional em benefício da humanidade, o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU, na sigla em inglês) é uma das mais antigas organizações não-governamentais em todo o mundo. Abrange a representação das sociedades científicas internacionais e membros nacionais, geralmente as Academias de Ciências. O ICSU conduz um número significativo de programas e iniciativas interdisciplinares, além de projetos temáticos, todos relacionados a questões globais - entre os quais o estudo de mudanças climáticas.

Desde 1993, quando foi designada pelo CNPq como o representante brasileiro no ICSU, a ABC vem tendo uma atuação importância fundamental dentro do órgão. A Academia faz parte de diversas comissões em diferentes programas internacionais de porte.

Escritório Regional do ICSU para América Latina e Caribe (ICSU-LAC)

Entre 2007 e 2010, a Academia abrigou, com o decisivo apoio do MCT e do MRE, o Escritório Regional do ICSU para a América Latina e Caribe (ICSU-LAC, na sigla em inglês), fato que acarretou um significativo aumento de prestígio e responsabilidade da Academia no plano internacional.

A Academia Mexicana de Ciências hospeda, desde 2010, o ICSU-LAC, num padrão de revezamento instituído pela entidade.

Para acompanhar a participação da Academia Brasileira de Ciências no ICSU e suas parcerias com a entidade, veja os Relatórios de Atividades da ABC.

Relatório de Atividades da ABC 2011
Relatório de Atividades da ABC 2010
Relatório de Atividades da ABC 2009




webTexto é um sistema online da Calepino