Comunidade científica rejeita partidarização da Faperj
Presidente da ABC abre a reunião anual da Academia Europeia de Ciências
ABC e Academia Chinesa de Ciências celebram os 50 anos de relações Brasil-China
Lançamento do novo livro da ABC sobre pesquisa e políticas públicas em educação
Helena Nader ministra aula inaugural na Universidade de Harvard
Lançamento de livro sobre Evolução reuniu cientistas e estudantes no RJ
Comunicado Oficial do S20: Ciência para a Transformação Mundial
Está em curso projeto para criar o acervo digital da Academia Brasileira de Ciências
Saiba tudo sobre a Reunião Magna e Sessão Solene da ABC 2024
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no país. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país. Contribui para a promoção da ciência através do reconhecimento do mérito cientifico, a publicação do periódico Anais da ABC e o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Clique aqui para saber mais.
Livro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) reúne evidências a favor da teoria evolutiva e contra o negacionismo. Obra tem 16 autores da USP e será lançada na Fapesp em 19/11. Leia matéria do Jornal da USP.
Reunião na sede da ABC, no Rio de Janeiro, marcará o lançamento de dois documentos do Painel Científico para a Amazônia (SPA). Evento ocorre na esteira das discussões do G20 e da COP 29.
Em artigo para a ABC, o Acadêmico Paulo Artaxo, do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da USP, avalia a COP29 direto do Azerbaijão. Saiba mais!
Mobilizações da comunidade científica começaram no final de outubro, após notícias sobre nova política fiscal que retiraria obrigatoriedade no repasse de recursos.
Livro sobre Evolução da ABC foi produzido pelo trabalho coletivo de dezenas de Acadêmicos e outros especialistas. Lançamento será na sede da Fapesp, em 19/11, às 14h.
Edição de novembro do Fórum Permanente ABC/SBPC sobre Educação Superior no dia 26, 3a feira, vai abordar os diferentes métodos de ensino, incluindo o ensino à distância, no sistema de ensino superior brasileiro.
A astrofísica brasileira fará a palestra “Luas geladas e criovulcanismo: Descobertas da missão Cassini” na sede da Academia, no dia 27 de novembro às 16h. Inscreva-se!
Em parceria com instituições científicas da Alemanha, a ABC está organizando, em São Paulo (28/11) e no Rio de Janeiro (29/11), um encontro entre cientistas brasileiros e alemães, com a participação da vencedora do Prêmio Leibniz 2022, Stefanie Dehnen.
Os dados de educação e economia são presságios da morte do sonho de um país desenvolvido. Confira o artigo do Acadêmico Ado Jório Vasconcelos, coordenador do GT sobre Ensino Superior da ABC, para o Estadão.
Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento anunciou seus novos membros no dia 14 de novembro.
Em Brasília, diretor da ABC participou de encontro dos grupos de engajamento do G20 com autoridades e apresentou as principais recomendações da ciência para a Cúpula.
Expedição inédita, liderada pelo Acadêmico Jefferson Cardia Simões, envolve cientistas de sete países e percorrerá mais de 20 mil km com o propósito de chegar o mais perto possível da costa do continente antártico
Com o tema “Amazônia Já! Sem tempo a perder”, evento anual mais importante da Academia Brasileira de Ciências, vai ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Acompanhe as atualizações!
Conheça as iniciativas da ABC em reunir cientistas de excelência para elaborar recomendações para políticas públicas que beneficiem a população
Veja as organizações e iniciativas internacionais que contam com a participação da ABC!
As publicações apresentam as ações da ABC ao longo de cada ano
Conheça a história da ABC: sua criação, fundadores, o desenvolvimento de suas principais atividades até hoje.
Voltar ao topo